segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Aberta oficialmente a 5ª edição do Projeto Tenda Itinerante – Transpetro na Comunidade


A abertura oficial da 5ª edição do Projeto Tenda Itinerante - Transpetro na Comunidade, aconteceu no dia 9 de novembro no auditório do Clube Sargento Expedicionário Geraldo Santana em Tramandaí. Estiveram presentes na abertura, Joanito José Borges (subprefeito da comunidade de Santa Luzia de Osório), Márcia Braz (representando a secretaria de educação de Imbé), e Alvanira Ferri Gamba (secretária de Educação de Tramandaí). Representando a Transpetro, esteve a responsável pela Comunicação do Terminal de Osório, Cristiane Sangoi Klüsener. 

O evento foi marcado pelo entusiasmo e participação de professores e alunos das 12 escolas convidadas dos municípios de Imbé e Tramandaí.

Léo Berlese, diretor da Pulga Promoções e Consultoria explicou que o projeto vem contribuindo com a valorização da imagem e do relacionamento da Transpetro com as comunidades do entorno de suas instalações. Acredita- se que a realização do projeto estará contribuindo para estreitar e aumentar as parcerias com instituições do primeiro, segundo e terceiro setor, que compartilhem com os conceitos norteadores do projeto, e assim, contribua para o envolvimento de um maior número de pessoas beneficiadas.

Após a apresentação realizada por Léo Berlese, subiu ao palco para animar os presentes o “rapper Sustenta”. Estimulando os alunos e professores a cantarem o “Rap da Sustentabilidade”. 
Com os refrões:
A consciência é...  sustentabilidade!
Diga não, diga não, diga não a poluição!
Diga sim, diga sim, sustentabilidade pra você e pra mim.

Depois deste momento descontraído com o “rapper Sustenta” o coordenador do Projeto Taramandahy e ecólogo Dilton de Castro fez a palestra de abertura. Com o propósito de integrar alunos e incentivar o exercício da cidadania aliado à conservação ambiental. Dilton procurou demonstrar as diversas ações do projeto Taramandahy que está em sua 3ª fase. Em sua apresentação ressaltou as ações propostas para a bacia hidrográfica do litoral norte, refletindo em uma demanda social e ecológica. Dilton salientou em sua apresentação a importância da preservação da Água, fazendo com que os alunos tivessem o primeiro contato com o tema principal da “Gincana da Sustentabilidade de 2019”.

Para encerrar as atividades do dia 9 de novembro, o “rapper Sustenta” seguiu empolgando os mais de 300 participantes entre alunos e professores, que já haviam decorado o refrão do rap. Foi escolhido um representante de cada escola para subir ao palco e cantar uma parte do rap. Cada representante recebeu de presente uma camiseta do Projeto da Tenda Itinerante – Transpetro na Comunidade.

A importância do projeto no âmbito escolar também foi lembrado pela professora Maria de Lourdes, da Escola Nossa Senhora das Dores de Tramandaí, “o projeto da Tenda Itinerante da Transpetro, ajuda a rever alguns conteúdos que vemos em sala de aula. É muito importante para os alunos valorizarem o meio ambiente onde vivemos”.

Segundo a professora Nora Lia da Escola Norberto Martinho Cardoso de Imbé, que participou do projeto em 2017, “sou entusiasta da Gincana da Sustentabilidade da Transpetro pois melhora demais a educação das crianças, ajudando a ampliar o pensamento, a compreensão e a concentração das crianças”.

Para a professora Camile, da Escola Estadual Menino Manoel Luiz de Tramandaí, “a palestra sobre os cuidados com a barra do Rio Tramandaí, foi muito importante para reforçar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Os alunos gostaram muito e estão empolgados para participarem da Gincana da Sustentabilidade a partir do próximo ano.”.

“Gostei muito da apresentação do projeto, espero poder participar da gincana no próximo ano”, foi a promessa do aluno Felipe, da Escola Norberto Martinho Cardoso de Imbé.

Já para Pedro Henrique, aluno da Escola Menino Manoel Luiz de Tramandaí, “o que mais gostei na abertura do projeto foi sobre a importância de cuidarmos da água”.

A manhã foi recheada de aprendizado e conhecimentos, fica a promessa de um grande empenho e participação de alunos e professores na Gincana da sustentabilidade em 2019.

Acompanhe as ações do projeto pelo blog: http://tendaitinerante.blogspot.com.br/ e pela Fan Page: https://www.facebook.com/tendaitinerante/







Nenhum comentário:

Postar um comentário