quarta-feira, 25 de junho de 2014

Oficina Sustentabilidade na Prática - Escola Jorge Enéas Sperb (24/06/2014)

A primeira escola a receber a oficina sobre "Sustentabilidade na Prática" foi a Escola Jorge Enéas Sperb no bairro Jardim Atlântico. A proposta da oficina de tratar das questões relativas à sustentabilidade de uma forma lúdica, mesclando uma conversa orientada foi um sucesso. 

No bate-papo com os alunos, o palestrante Caco Rocha perguntou para os alunos qual a invenção humana mais antiecológica? E o aluno Diogo Machado na hora falou que foi o lixo. 

Após a conversa os alunos e professores partiram para prática, através da realização de duas atividades de artesanato de reciclagem. E produziram uma carteira feita com embalagem tetra pak e um brinquedo "vai-e-vem" feito com reaproveitamento de garrafas pet. Muitos não conheciam a brincadeira e ficaram muito contentes de produzirem o próprio brinquedo de forma sustentável.

Outra atividade que chamou a atenção dos alunos foi à confecção de “bombas” feitas de sementes, argila e terra. Um aprendizado que poderá ser utilizado durante a gincana da sustentabilidade. As sementes de goiaba, araçá vermelho e amarelo, foram doadas pelo Horto Florestal de Tramandaí.

A escola tem um belo projeto com os alunos do 5º ano. Todas as terça feiras à tarde no turno inverso, os alunos orientados pelo monitor Diego Guimarães são os responsáveis pelos cuidados no plantio e colheita da horta urbana e das plantas ornamentais da escola. Os restos da merenda são colocados em uma composteira feita na escola e que serve de adubo na horta.





































2 comentários:

  1. Foi uma oficina muito divertida , bem organizada e conduzida pelos oficineiros.Todos estão de parabéns.Professora Carmem Luminaria-EMEF Jorge Enéas Sperb-5º anos

    ResponderExcluir
  2. Esta oficina foi muito legal, os alunos sairam brincando o que aprenderam.ProfªCarmem Luminaria-5º ano

    ResponderExcluir