quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Oficina Hortas Urbanas – 29/10/2013 – Comunidade de Estância Velha

A segunda oficina sobre "hortas urbanas" foi realizada na terça-feira, 29 de outubro na comunidade de Estância Velha, próxima a Transpetro. Ministrada pelo engenheiro agrônomo Lino Moura, a oficina faz parte do Projeto Tenda Itinerante - Transpetro na comunidade. Foi fundamental o apoio da Emater/RS-Ascar e da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura de Tramandaí. Participaram mais de 15 pessoas, entre moradores da comunidade de Estância Velha e moradores de Tramandaí e Imbé.

A oficina aconteceu no salão da comunidade, e o Eng. Agrônomo, Lino Moura, da Emater de Imbé falou sobre as principais motivações para a implantação de uma horta urbana. Demonstrando as vantagens da horta caseira orgânica e a redução de custos de alimentação da família, consumindo alimentos sadios e a garantia de consumo de vitaminas e minerais, podendo ainda aproveitar os resíduos orgânicos e outros.

Foi possível perceber que com poucas ferramentas e um pouco de criatividade dá para produzir uma diversidade de produtos com qualidade e muita realização pessoal.

A escolha das plantas depende do gosto do horticultor, mas deve observar as variedades adequadas para o local e a época do ano, uma diversidade de espécies, a quantidade necessária e o tempo para a colheita para garantir que sempre tenha produção.

Depois é só partir para a colheita e aproveitar.




Cássia da Transpetro falou sobre o Projeto da Tenda Itinerante







Guilherme de Azevedo foi sorteado com um kit para jardim

Flavio Guindani foi sorteado com um kit para jardim
Roselane Correia foi sorteada com um kit para jardim
Jurema Negrini foi sorteada e recebeu uma mateira











Nenhum comentário:

Postar um comentário