Projeto

 O projeto da Tenda Itinerante é patrocinado há cinco anos pela Transpetro, e sua 5ª edição acontece de outubro de 2018 a outubro de 2019, nos municípios de Imbé, Osório e  Tramandaí no Rio Grande do Sul. 

 O objetivo do projeto é disseminar a cultura de responsabilidade sócio ambiental através de práticas educacionais junto às comunidades do entorno das instalações da empresa, conscientizando e mobilizando os atores da comunidade para práticas sustentáveis de inovação social, geração de renda e preservação ambiental. Nesse sentido foram delimitados dois eixos principais para execução projeto:  oficinas comunitárias e gincana da sustentabilidade.

 As oficinas são gratuitas e direcionadas para moradores dos bairros adjacentes ao Terminal de Osório e suas instalações marítimas em Imbé e Tramandaí. Dentro das oficinas que serão ministradas, teremos a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/RS), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do RS (EMATER/RS-ASCAR) e a ANAMA (Associação Ação Nascente Maquiné). 

 Inteligência Emocional e Conscientização para Inovação Social compõe os temas deste eixo do projeto que contempla também estudantes das escolas de Imbé, Osório e Tramandaí através de oficinas sobre preservação e uso correto da água.

 Além de estimular a aprendizagem, as oficinas expandem o conceito de sustentabilidade para além da vida escolar pois os alunos elaboram e executam projetos de inovação social em suas comunidades. 

 O segundo eixo do projeto é a Gincana da Sustentabilidade que, neste ano, tem como tema gerador a "Água como Bem Comum". Doze escolas da rede municipal de ensino de Imbé e Tramandaí participam da gincana. Cada instituição é representada por uma equipe formada por alunos do 4º e 5º anos, com idade entre 10 e 12 anos. Por meio de desafios apresentados nas tarefas, eles aprendem conceitos de sustentabilidade e desenvolvem soluções sustentáveis, envolvendo suas escolas, famílias e a comunidade onde moram. A gincana conta com o apoio das Secretárias Municipais de Ensino de Imbé e Tramandaí.

 Todos os alunos integrantes das equipes recebem um livro de literatura infanto-juvenil. As três escolas com maior pontuação na gincana recebem prêmios como: impressora, projetor multimídia e bolas esportivas. Os alunos recebem: medalhas, mochilas, bonés e kits escolares.

     A realização do projeto com este formato estará contribuindo para estreitar e aumentar as parcerias da Transpetro com instituições do primeiro, segundo e terceiro setor que compartilhem os conceitos norteadores do projeto.



Palestra de Abertura da 1ª Tenda Itinerante


Gincana da Sustentabilidade


Tarefas repercutem em ações socioambientais  na escola e na comunidade.

 

Palestra Dr. Sustenta


Atividades na Feira do Agricultor de Osório


 Oficina de confecção de Pranchas com uso de Pet


Oficina de Artesanato


Oficinas de Hortas Urbanas


Encontro Regional de Mulheres do Litoral


Professores da Rede Municipal de Ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário