sexta-feira, 31 de março de 2017

Transpetro promove II etapa do curso de tecelagem em lã crua na comunidade vizinha ao Terminal de Osório

     A comunidade Santa Luzia, no município de Osório (RS), encerrou o último módulo do curso de tecelagem em lã crua que foi viabilizado pela Transpetro em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/RS) e o apoio da Subprefeitura de Santa Luzia no município de Osório, através do Subprefeito Joanito José Borges, que acompanha e auxilia o grupo. As ações do projeto proporcionaram geração de renda e terapia ocupacional aos participantes por meio do aproveitamento da lã que é gerada pelo próprio terminal quando as ovelhas são tosadas.

     O grupo formado por 12 mulheres e o “seu Daniel”, aguardava com ansiedade e muita expectativa o segundo módulo da oficina para poder colocar em prática o que foi aprendido no primeiro módulo. A empresa Pulga Promoções e Consultoria, parceira da Transpetro no projeto, doou para comunidade uma Roca e as Cardas para continuidade do segundo módulo do curso de tecelagem em lã crua. Estes equipamentos foram utilizados para confecção da lã que os participantes utilizaram durante o curso. A instrutora do SENAR, Luciana Viana, abordou neste último módulo todo o processo de confecção e produção de peças de vestuário em lã.

     Para Otília de Oliveira Thomaz, “o curso foi muito bom e deveria ter mais uma semana para que pudessem aprender mais técnicas”. Já Isaura da Silva, “jamais havia pensado que pudesse fazer tantos trabalhos com lã crua”. O grupo pôde aprender durante a semana várias técnicas que serão de grande valia futuramente na confecção de novos produtos. Estes produtos podem gerar renda e ainda servir para o uso da comunidade.

     Durante o encerramento do segundo módulo, a turma recebeu o certificado de participação que foi entregue pela responsável de Comunicação do Terminal de Osório, Cristiane Sangoi Klüsener e pelo engenheiro de Terminais e Dutos da Transpetro, Daniel gerhardt. “Este projeto reforça ainda mais o compromisso da Transpetro com as comunidades do entorno de suas instalações”, afirmou Cristiane.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário