sexta-feira, 31 de março de 2017

Abertura do Projeto da Tenda Itinerante IV – Transpetro na Comunidade

     Foi aberta oficialmente no auditório da Prefeitura Municipal de Tramandaí a quarta edição do projeto da Tenda Itinerante – Transpetro na comunidade. A Tenda Itinerante IV, vai estar presente nos municípios de Tramandaí, Imbé e Osório, levando para estas cidades o exercício do desenvolvimento pessoal e social através de práticas educacionais e de lazer.

     Acompanharam a abertura, a secretária de Educação de Tramandaí, Alvanira Ferri Gamba, vereadores dos municípios de Tramandaí e Imbé e a secretaria de Educação de Imbé, Joselaine Cardoso. Representando a Transpetro estiveram presentes o gerente dos Terminais da Petrobras Transportes do RS, Gersino de Lucca e a responsável pela Comunicação do Terminal de Osório, Cristiane Sangoi Klüsener. Também se fizeram presentes, representantes da Emater/RS e do Projeto Botos da Barra de Imbé. Representando as escolas participantes da Gincana da Sustentabilidade – Transpetro na comunidade, estiveram presentes mais de 250 alunos e professores das escolas: Erineu Scopel Rapaki, Thomaz, São Francisco do Sul e Dom Pedro I de Tramandaí e alunos e professores das escolas Tiradentes, Santa Catarina, Manoel Mendes, Rui Barbosa, Olavo Bilac e Norberto Martinho Cardoso do município de Imbé.

     Após a apresentação do projeto pelo representante da Pulga Promoções e Consultoria, Rogério Delanhesi, a palavra foi passada para Gersino de Lucca, gerente dos Terminais da Petrobras Transportes do RS, que apresentou para os alunos, alguns dos processos de extração do petróleo e a função e importância da Transpetro que armazena e transporta petróleo e derivados, biocombustíveis e gás natural aos pontos mais remotos do Brasil. Os alunos estavam atentos a palestra pois algumas das tarefas da Gincana da Sustentabilidade – Transpetro na comunidade também abordam a importância da Transpetro para os municípios do Litoral.

     Uma das oficinas do projeto da Tenda Itinerante, é em parceria com o "Projeto Botos da Barra", que é um convênio entre o CECLIMAR/IB/UFRGS e a Petrobras Transporte S.A. – Transpetro. O Projeto Botos da Barra trabalha pela conservação dos botos e da pesca cooperativa com pescadores artesanais de tarrafa. Estiveram representando o Ceclimar, o atual diretor, Dr. Ignacio Benites Moreno e os biólogos Dandara Dorneles e Yuri Roberto Camargo que apresentaram aos alunos a importância dos botos da barra do Rio Tramandaí para o litoral, além de possuírem uma forte relação com a pesca artesanal de tarrafa, que é um fenômeno conhecido como pesca cooperativa.

     Para Alvanira, secretária de Educação de Tramandaí, é um privilégio receber o projeto da Transpetro no município. Como secretária de Educação, "acredita na aprendizagem através de atividades lúdicas, prazerosas e educativas, onde o aluno aprende a trabalhar em equipe. O Projeto da Tenda Itinerante, ajuda aos alunos a saber perder e ganhar, a socializar e a ter atividades que servirão para a sua vida no futuro. Buscando a sustentabilidade e a preservação no meio em que vive".

     A quarta ação do projeto terá como tema gerador a “Inovação Social”, levando aos diversos públicos a importância da mesma e as diversas formas de bem utilizá-la, disseminando o conceito e atitudes relacionadas à sustentabilidade.




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário