quinta-feira, 13 de junho de 2019

Horta Escolar na Escola Municipal Ângelo Gabriel Boff Guasselli de Osório

Em meio a comemoração da Semana do Meio Ambiente, o Projeto da Tenda Itinerante – Transpetro na comunidade, visitou no dia 7 de junho a Escola Municipal Ângelo Gabriel Boff Guasselli de Osório, para fazer o encerramento da oficina sobre Horta Escolar iniciada em dezembro de 2018. 

Após um trabalho de sensibilização, dicas e orientações para separação do lixo, os alunos do quinto ano, juntamente com professores e colaboradores da Escola, passaram a separar melhor o lixo seco e o lixo orgânico para ser colocado na composteira que foi construída. Parte do resíduo orgânico servirá de adubo na futura horta.

A conclusão desse processo, foi o plantio na nova horta, localizada nos fundos da Escola Ângelo Guasselli, situada na comunidade de Engenho da Serra, vizinha da faixa de dutos da Transpetro, em Osório. É importante ressaltar que a partir desse Projeto a escola, passou a contar com um grupo de crianças mais conscientes com o meio ambiente e atentas a nova horta que foi construída. 

Para que todo este processo acontecesse, foi fundamental a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do RS (EMATER/RS-ASCAR). 

Nosso agradecimento a Claudionir Fernandes da Rosa Ávila técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, que juntamente com a extensionista Social Rural, Suzana Nunes Machado, proporcionaram conhecimento e técnicas para que todos entendessem a importância do processo até chegarmos a esse momento do plantio. 

Segundo Claudionir da Emater/RS, “é uma satisfação muito grande em poder colaborar com todo esse processo que aconteceu na Escola Ângelo Guasselli, as parcerias são importantes e além disso a importância de fazer esse trabalho com os alunos nessa fase escolar, o empenho deles em conhecer, em tocar e em trabalhar com o solo é muito grande. Todo esse processo feito nessa fase, será importante mais adiante, quando estes alunos levarem para seu dia a dia os novos conhecimentos adquiridos, na separação do lixo, aproveitando o lixo seco de forma correta e o lixo orgânico para utilização em uma composteira, produzindo um adubo que poderá servir na produção de alimentos”. 

Agradecemos também o importante apoio da Sub-Prefeitura de Osório e do Subprefeito Joanito José Borges, que acompanhou e deu suporte para que a composteira e os canteiros estivessem de acordo com as indicações solicitadas pelo técnico Claudionir.

O Projeto da Tenda Itinerante – Transpetro na comunidade, esteve representado pelo Gerente de Operações do Terminal de Osório, Daniel Gerhardt e pela responsável de Comunicação do Terminal de Osório, Cristiane Sangoi Klüsener, que fizeram a doação para Escola de ferramentas e compostos orgânicos, que servirão no cultivo da horta. A monitora Gabriela, acompanhará o processo e os cuidados com a horta no turno inverso escolar, juntamente com os alunos.

O cultivo e os cuidados da horta irão fortalecer a relação da escola e comunidade, proporcionando mudanças de hábitos no ambiente escolar e fora dele. 

Os produtos orgânicos, cultivados na horta, serão destinados para o consumo de toda a comunidade escolar.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário