quarta-feira, 22 de março de 2017

Alunos implementam horta a partir de oficina do Projeto Itinerante da Transpetro na comunidade

Oficina de Hortas Urbanas foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Osório

     O projeto itinerante da Transpetro na Comunidade levou a oficina de Hortas Urbanas para 50 alunos do turno da manhã da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município de Osório/RS. A prática de montar uma horta estimula o contato com a natureza, a alimentação saudável e a sociabilidade. Um dos objetivos da oficina foi difundir a ideia de que qualquer espaço urbano, independentemente do tamanho, pode receber uma pequena horta.

     A oficina contemplou atividades práticas de cultivo de hortaliças e condimentos. Para o técnico agrícola da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), Claudionir Ávila, foi gratificante ver os alunos entusiasmados com o plantio das novas mudinhas no canteiro da horta: "Ao aproveitar os condimentos, incentivamos a alimentação natural, livre dos prejuízos de temperos industrializados. O que é plantado está rico em vitaminas e sais minerais", disse.  Além da horta, os alunos aprenderam a organizar uma composteira, onde serão colocados os restos orgânicos para produção de adubo que será utilizado na horta.

     Para a vice-diretora da Escola de Educação Especial Vó Eugênia (Apae/Osório), esta proximidade com a terra, o plantio e o cuidado com as mudinhas doadas pela Transpetro auxilia na autoestima dos alunos pois as atividades propiciam que se sintam valorizados e capazes. "A iniciativa reforça com as famílias dos nossos alunos a percepção de quanto seus filhos devem e podem ter autonomia!", afirmou a Marta. "Eles estão ansiosos para ver as mudinhas plantadas crescerem", complementou.

     O projeto forneceu insumos, mudas, ferramentas (pás, ancinho, sacho, enxada, arrancador e vassouras) e um carrinho de mão que servirão de base para a continuidade e manutenção da horta. Antes de iniciar a oficina, as professoras responsáveis pelas turmas da manhã fizeram uma reflexão sobre a importância da água para nossa sobrevivência, destacando o dia mundial da água, 22 de março.


 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário