sexta-feira, 18 de julho de 2014

Oficina sobre Remédios Caseiros (16/07/2014)

A oficina sobre "Remédios Caseiros" aconteceu no dia 16 de julho, no Salão Paroquial da Igreja dos Navegantes e na Comunidade do bairro Crescêncio, próxima da Transpetro em Tramandaí. Teve o apoio da Emater/RS-Ascar do município, representada pela extensionista Marione Kollet.

Foi um dia intenso, com muitas informações sobre ervas e plantas medicinais. O palestrante, Telmo Tiago da Silva, natural de Campo Bom/RS, e hoje residente de Igrejinha/RS, demonstrou e expressou todo o seu conhecimento adquirido a partir do cultivo de mais de 200 espécies de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Já são mais de 35 anos de pesquisa e vivência sobre ervas e plantas medicinais.

Durante a oficina, Telmo relatou que em Igrejinha, ele tem uma parceria com a Emater/RS na divulgação do uso das plantas medicinais. O trabalho tem como objetivo prestar assistência aos agricultores do município, realizando seminários e divulgando o uso das plantas medicinais nas comunidades locais.

Foi um pouco dessa experiência que Telmo contou para os moradores de Tramandaí, o seu segredo de boa saúde. Telmo toma diariamente 8 copos de água e come frutas da estação nos intervalos das refeições, considerando seu remédio diário e natural.

Logo após um bate-papo sobre a importância da consciência ambiental e muitas dicas sobre o uso de ervas e plantas medicinais, os participantes tiveram a oportunidade de uma aula prática na horta localizada nos fundos da igreja.

Foram muitos questionamentos, curiosidades e dicas de aplicações das ervas medicinais na cura de doenças. Telmo salientou os cuidados que devemos ter em não abusar no uso das ervas, pois nem todas são benéficas aos humanos.

Confira abaixo as fotos dos participantes das oficinas! 














































Conforme solicitado pelos participantes, segue o contato do palestrante:

Telmo Tiago da Silva

Horto Alecrim - Plantas Medicinais
Rua Boa Vista, 255 - Centro - Igrejinha/RS

Fone: (51) 3545-3842 / (51) 9709-5460
Autor do Livro: Ervas & plantas medicinais: do empírico ao científico. Editora: Imprensa Livre. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário