sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Palestra: Desenvolvimento Pessoal - Inteligência Emocional

Inteligência Emocional – Como as emoções interferem na nossa forma de pensar e de agir. Como deixar de ser refém desse sistema, passando a administrar as emoções para uma melhor performance como ser humano.

     Foi realizada na segunda-feira, 29 de julho, no auditório da Prefeitura Municipal de Tramandaí, a palestra sobre inteligência emocional, ministrada por Léo Berlese, Treinador Comportamental, para os professores da rede municipal e comunidade em geral.

     Com o objetivo de fazer uma introdução a inteligência emocional, o palestrante explicou de forma simplificada, como funciona o sistema límbico, a função biológica das emoções e como elas interferem em nosso processo de captação de informações do mundo, armazenamento, inter-relação com as memórias existentes e o resultado desse processo.

     Segundo o palestrante, quando nascemos, somos o resultado de uma combinação genética entre um homem e uma mulher, isso nos determina características físicas internas e externas e essas são responsáveis por tendências de temperamentos, mas assim que começamos a receber informações do mundo pelos nossos canais sensoriais, armazenamos essas informações, interpretamos e vamos construindo um conjunto de crenças que determinam a nossa forma de pensar e de agir. Sem ter consciência do processo, fazemos muitas conexões, muitas delas maravilhosas para nossos resultados na vida, mas também construímos um conjunto de crenças, hábitos e comportamentos limitantes, que nos impedem de enxergar todo nosso potencial. E quando entendemos como funciona esse mecanismo cerebral, quebramos paradigmas e passamos a administrar as nossas emoções, deixando de ser reféns das mesmas, com isso melhoramos a nossa performance como seres humanos, potencializando nossas capacidades, melhorando nossa autoestima, desenvolvendo as ferramentas para realização de sonhos. 

     Modificar nossa forma de pensar e de agir é como andar de bicicleta, não adianta ler um livro ou assistir uma palestra para mudar, é necessário informação e muito treino, assim alteramos conexões neurais até atingir um nível de competência inconsciente.

     Durante a palestra, a plateia interagiu bastante, quando foram citadas algumas situações de sala de aula, Léo Berlese comentou sobre o melhor estado emocional para o aprendizado e o que deve ser feito para eliciar esse estado nas crianças, para a qualificação o processo educacional e de ensino. Um outro momento de bastante interação, foi quando o palestrante colocou o pressuposto de que cada criança faz o melhor que pode, considerando o contexto em que ela está inserida e seus recursos disponíveis, o entendimento deste, pode ajudar no desenvolvimento da empatia, fazendo com que o professor promova atividades a partir da necessidade da criança, utilizando as experiência de vida dela como introdução ao conteúdo a ser transmitido.

     Após a palestra ocorreu um pequeno debate sobre como colocar em prática essas ferramentas e os próximos passos para essa evolução no sistema municipal de educação. A Secretária de Educação Liane Freitas, que estava presente, após elogiar a palestra, disse que já tem planos para dar continuidade a esse processo e que serão divulgados aos professores assim que estiverem agendados. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário