quinta-feira, 13 de junho de 2013

Abertura do Projeto da Tenda Itinerante – 15 Anos Transpetro na Comunidade

     A abertura do Projeto Tenda Itinerante - 15 anos Transpetro na Comunidade foi um sucesso. Acompanharam a abertura o vice-prefeito de Tramandaí e os secretários de Educação, Segurança e Turismo. Também marcaram presença representantes da Transpetro, Engº Luiz Vicente Maurer Ferreira da Costa (Gerente dos Terminais Aquaviários do RS), Cristiane Klusener (Coordenadora de Comunicação da Regional Sul da Transpetro), Paulo Norberto (Assessor de Comunicação da Transpetro) e Angélica Stefaninni, que ficaram felizes em ver mais de 300 crianças de sete escolas do município de Tramandaí. Rogério Delanhesi, diretor da Pulga Promoções e Consultoria explicou que o projeto contribui com a valorização da imagem e do relacionamento da Transpetro com as comunidades do entorno de suas instalações. A Tenda Itinerante está organizada em dois eixos principais: o primeiro estimula através de oficinas de aprendizagem e cultura para um público-alvo morador dos bairros adjacentes à Transpetro e protagoniza também o exercício do desenvolvimento pessoal e social através das práticas educacionais e de lazer. O segundo eixo é um gincana para o público estudantil que visa sensibilizar alunos das escolas municipais para os conceitos de sustentabilidade. Da mesma forma, a gincana estimula a relação existente entre a comunidade de Tramandaí e a Transpetro, pois algumas de suas tarefas versarão sobre os quinze anos da companhia. A realização do projeto com este formato estará contribuindo para estreitar e aumentar as parcerias com instituições do primeiro, segundo e terceiro setor, que compartilhem com os conceitos norteadores do projeto, e assim, contribua para o envolvimento de um maior número de pessoas beneficiadas.
   
     Após ser apresentado o projeto, o casal Jairo Lumertz e Carolina Scorsin criadores do "Projeto Prancha Ecológica" fizeram a palestra de abertura do Projeto da Tenda Itinerante – 15 Anos Transpetro na Comunidade. Demonstrando o incentivo e a prática do lazer em todas as suas vertentes, em especial a do lazer como instrumento de educação, inclusão e de desenvolvimento pessoal. Procurando valorizar as escolas e comunidades próximas de Tramandaí, contribuindo para a criação de valor compartilhado para a Transpetro. Com muito entusiasmo Jairo falou sobre sua vida e de como iniciou o projeto em 2007, quando morava no Havaí. A ideia surgiu quando ele viu uma garrafa pet boiando no mar. Como já tinha experiência em fabricação de pranchas, ele desenvolveu uma prancha só com materiais do lixo reciclável. A ideia foi ganhando força e junto com a sua namorada Carolina Scorsin eles desenvolveram o projeto Prancha Ecológica e a associação ECO-GAROPABA, com o objetivo de ensinar crianças e adultos a confeccionar suas próprias pranchas, utilizando a ferramenta da educação ambiental.

     Na pequena demonstração no auditório da Prefeitura de Tramandaí já foi possível ver o brilho nos olhos das crianças que vão participar da Gincana da Sustentabilidade. Muitos já curiosos em saber como poderiam confeccionar suas pranchas. Ao final da palestra foram mencionadas as duas escolas que vão receber uma oficina para aprenderem todo o processo de confecção dos modelos de pranchas de surf com material reciclado.


Oficina de Prancha Ecológica

Data: 13 de junho de 2013 (quinta-feira)
Hora: 8h30
Local: Escola Thomaz José Luiz Osório

Data: 14 de junho de 2013 (sexta-feira)
Hora: 13h30
Local: Escola Menino Manoel Luiz

























Nenhum comentário:

Postar um comentário